Como aplicar o funil de vendas no seu negócio ?

Como aplicar o funil de vendas no seu negócio ?
29/05/2020

 

Você já ouviu falar em funil de vendas? Se não, é bom saber do que se trata. O funil de
vendas é um modelo estratégico que mostra toda a fase de jornada do seu cliente em
etapas. Nele mostra desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. Atualmente, é
aconselhado que você acrescente mais duas fases: pós venda e fidelização. É uma maneira
eficaz para gerenciar um processo de vendas de forma organizada e assertiva. Ele funciona
por etapas e cada uma delas possui um papel diferente, sendo concluídas quer dizer que o
seu cliente está mais próximo de você. Os interessados se transformam em prospects,
leads, clientes e clientes fiéis.


Este processo é formado por quatro etapas:

O aprendizado e descoberta
Uma pessoa conhece o seu produto/serviço de alguma forma, então é uma boa hora para
criar algum conteúdo para estimular interesse e fazê-lo perceber que tem um problema,
assim uma boa oportunidade de negócio estará surgindo.


Reconhecimento do problema
Nessa etapa ele já se tornou um lead, percebe o problema/necessidade e procura saber
mais sobre você, daí a importância de criar bons conteúdos aonde você estiver inserido. O
lead começa a considerar que você seja a solução de seus problemas.


Consideração da solução
Este momento ele sabe quais soluções irão resolver o seu problema e já está avaliando
alternativas para solucioná-lo. Então, é importante criar um senso de urgência para que ele
busque você como solucionador.


Decisão de compra
Se ele chegou até aqui quer dizer que você fez um bom trabalho, mas que precisa se
esforçar um pouco mais para que ele adquira os seus produtos/serviços mostrando que
você é o ideal, assim ele estará realizando a compra se tornando cliente.


Pós venda
É importantíssimo fazer o processo de pós venda, é um grande diferencial pois assim você
fideliza o seu cliente e ainda o transforma como um promotor de sua marca. Mantenha
sempre um contato com ele, nutre essa relação para que ele se sinta importante para você,
pois ele é.


Para fazer o seu funil basta seguir esse três processos necessários:

Mapeamento da jornada
Primeiro você precisa conhecer o seu cliente, certo? Então faça uma pesquisa de persona.
Você pode começar observando seus clientes ou questionando junto à eles como chegaram
até você, razões que levaram a comprar o seu produto ou serviço, sendo assim você
começará a identificar o seu cliente ideal.


Defina o processo de vendas
Após o mapeamento de jornada de comprar do seu cliente, monte a melhor estratégia para
seu negócio. Crie ações contínuas que faça o seu lead a realizar a compra.


Otimização
Aqui você irá trabalhar a conversão de seus leads para clientes fiéis, comece revisando
ações e novas estratégias de marketing. Use o que você estudou acima e comece a aplicar,
entregando valor necessário para que as etapas do funil sejam concluídas com sucesso.


Este conteúdo ajudará você a criar estratégias para atrair clientes, mas para isso é preciso
desenvolver ações e conteúdos para cada etapa do processo de vendas. Acompanhe cada
etapa e lembre de despertar necessidade de consumo e urgência quando for o momento
certo.