Aprendizagem, o amor por aprender!

Aprendizagem, o amor por aprender!
08/05/2019

Área importante para a transformação de uma sociedade. O Brasil possui 5.600 municípios, com três responsáveis pelo sistema educacional. O poder Municipal, Estadual e a Federação. Um panorama composto teoricamente por 01 modelo único Federal, 27 através dos seus estados, com a particularidade ainda de cada município.

No último século, caímos de 65% de analfabetos para 10%. Destes, 98% são crianças de 06 a 14 anos que frequentam a escola. São 48 milhões de alunos. É um continente de gente. E para cuidar dessa turma, são destinados cerca de 2,2 milhões de docentes. Um média de 184 mil escolas, sendo 78% disso da Rede Pública.

É um baita avanço, mas apesar disso somos a Nona Economia do mundo, ocupamos o 63º lugar no índice de PISA, sistema que avalia a Educação no Mundo. A cada 100 crianças brasileiras, metade delas não sabe escrever até seus 9 anos, uma palavra fácil do tipo: PIPOCA!

É importante falar de efetividade, a União distribuir mais através do FUNDEB aos municípios que, necessitam deste recurso. O custo de evasão escolar é 130 bilhões de reais no Brasil. Por isso fica a reflexão, como cidadão.

Precisamos ir às Escolas, denunciar falhas, incentivar professores e boas ideias! E a molecada tem de ir à escola para aprender civilidade e, à exemplo de estados como o Ceará e Pernambuco, começar a pensar em um projeto de vida vocacional ainda dentro do Ensino Médio.

Educação é socioemocional. É possível uma pessoa pobre, com pais que não tiveram oportunidade de uma boa educação, transformar a sua realidade desde que esta seja reforçada que trata-se da única saída para para uma vida nova. Digna!

Nada supera um ser determinado a aprender.

 

Rodrigo Pires é empresário embaixador do fórum Acre 2050 que estimula idéias para Educação e Desenvolvimento para as próximas 3 décadas.

 

https://www.ac24horas.com/2019/04/28/aprendizagem-o-amor-por-aprender/